

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um terço da população mundial é fumante, sendo que cinco milhões morrem por ano em consequência do uso do cigarro.
Nos últimos 13 anos o Brasil vem reduzindo o número total de fumantes, entre 2006 e 2019 o número caiu 38%, mas ainda assim, segundo a pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, apontam que 9,8% dos brasileiros ainda têm o hábito de fumar. Este percentual representa aproximadamente 22 milhões de pessoas.
O cigarro costuma ser citado como fonte de doenças respiratórias, do coração e câncer. Mas o que poucos sabem é que o vício também pode causar o aparecimento de hérnia de disco e de dores nas costas.
Diversos estudos científicos confirmam que o tabagismo é um forte fator de risco para dor lombar, isso porque os componentes presentes no cigarro, diminui a circulação sanguínea nos platôs do disco intervertebral, fato este que causa má nutrição do disco e induz a degeneração, consequentemente causando a dor nas costas e a hérnia de disco.
A receita é simples: PARAR DE FUMAR e aliar a sua rotina hábitos como: praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, o índice de massa corporal (IMC) no nível ideal, cuidar da postura e não realizar esforço físico.
Sentir dor não é normal, é um sinal de que algo está errado. Por isso é sempre importante buscar a ajudar profissional para descobrir a causa da dor.
Mas você que está lendo este artigo, pode pensar: “PARAR DE FUMAR NÃO FÁCIL”, “JÁ FUMO HÁ MUITOS ANOS”, “SOU MUITO VELHO PARA PARAR AGORA”....
Parar de fumar é importante em qualquer fase da vida, independentemente da idade e há quanto tempo fuma, pois os benefícios são imediatos. Melhora o paladar, olfato, circulação sanguínea e capacidade pulmonar, além de voltar gradativamente a ter a mesma probabilidade que não fumantes para infarto e outros problemas como as dores nas costas e hérnia de disco.
Quanto antes parar, mais rapidamente o organismo responde, com a diminuição dos sintomas do tabagismo e de desenvolver doenças relacionadas a ele.
Mas atenção, só parar de fumar não vai resolver os outros problemas causados pelo tabagismo. É muito importante você tratar as outras patologias com os profissionais especializados para que você volte a ter mais qualidade de vida.
A Franquia Doutor Hérnia oferece tratamentos especializados para patologias da coluna vertebral, hérnia de disco e dores no nervo ciático, sem cirurgia, com eficácia comprovada em 95,7% dos casos! Você NÃO PRECISA VIVER com dores na coluna, conheça nosso tratamento exclusivo.