

A estenose da coluna lombar é um tipo de dor lombar que muitas vezes é tratado com cirurgia. Mas de acordo com um estudo publicado recentemente na revista Annals of Internal Medicine, o tratamento desta patologia com fisioterapia além de ter excelentes resultados, livra o paciente das possíveis complicações indesejadas de uma cirurgia.
Estenose significa estreitamento. Estenose espinhal lombar é quando o espaço dentro da parte mais baixa do canal espinhal se estreita, isso causa uma pressão na medula espinhal e os nervos que se estendem das vértebras lombares, os cinco ossos entre a caixa torácica e a pelve que formam a parte inferior da coluna vertebral.
A estenose espinhal geralmente resulta da degeneração dos discos, ligamentos ou de qualquer uma das articulações entre as vértebras interligadas que formam a coluna vertebral (chamadas de facetas). Isso pode causar um estreitamento doloroso e potencialmente incapacitante do canal medular.
Os sintomas típicos da estenose espinhal são:
Dor na virilha, nádegas e parte superior da coxa que não se move para baixo da perna (como a dor da ciática);
Dor em pé ou andando que melhora se você se sentar ou agachar;
Dor intensa ao alinhar a coluna que se torna menos intensa ao se inclinas para frente.
Para comparar esses dois tratamentos, os pesquisadores recrutaram 169 homens e mulheres da região de Pittsburgh com estenose lombar. Todos concordaram em fazer uma cirurgia e entenderam que metade seria submetida a cirurgia imediatamente, enquanto metade participaria inicialmente de um programa de fisioterapia especificamente projetado.
Os participantes de ambos os grupos obtiveram benefícios já em 10 semanas após a cirurgia ou o início da fisioterapia. A dor lombar continuou a diminuir ao longo de quatro meses, enquanto a função física continuou a melhorar. Dois anos depois, não houve diferença na dor ou na função física entre os grupos cirurgia e fisioterapia.
Vinte e dois participantes do grupo cirúrgico (25%) apresentaram complicações relacionadas à cirurgia, como cirurgia repetida ou infecção relacionada à cirurgia, enquanto oito dos participantes do grupo de fisioterapia (10%) relataram piora dos sintomas como complicação.
Pesando as opções de tratamento para dores nas costas
Para a maioria das pessoas com estenose espinhal lombar, não existem regras rígidas e rápidas para escolher o tratamento certo, especialmente ao decidir se deve fazer uma cirurgia para lombalgia. Os resultados deste estudo oferecem algumas orientações.
Inicialmente, o tratamento da estenose espinhal lombar para aliviar a dor lombar inclui o que os médicos chamam de “medidas conservadoras”. Isso inclui analgésicos, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Se os sintomas não melhorarem, a cirurgia geralmente é o próximo passo. Isso faz sentido com base nos resultados de estudos anteriores.
Os resultados do estudo Annals sugerem que pessoas com estenose espinhal lombar devem primeiro tentar um programa de fisioterapia bem projetado, diz o Dr. Jeffrey N. Katz, professor de medicina da Harvard Medical School, em um editorial comentando os resultados do estudo. Se a fisioterapia não funcionar tão bem quanto o esperado para aliviar a dor lombar, ai sim a cirurgia é uma opção.
A Franquia Doutor Hérnia oferece um tratamento especializado para patologias da coluna vertebral, hérnia de disco e dores no nervo ciático. Com uma avaliação detalhada, conseguimos chegar a um diagnóstico cinesiofuncional preciso do problema, evitando cirurgias da coluna em mais de 95% dos casos.