HERNIA DE DISCO
O QUE É?
O uso inadequado da coluna vertebral, resultante de fatores como má postura, sedentarismo, excesso de atividade física, predisposição genética, tabagismo, má alimentação, baixa ingestão de água e excesso de peso, pode levar ao desgaste progressivo dos discos intervertebrais. Esse desgaste pode ocorrer em diferentes regiões da coluna e, quando afeta o disco, pode evoluir para uma hérnia de disco.
Dentro de cada disco intervertebral, existe uma substância chamada núcleo, cuja consistência se assemelha à de creme dental. Com o tempo, o desgaste gradual faz com que esse núcleo se projete para fora do disco. Quando isso acontece, ele pode pressionar os nervos da coluna, resultando na dor característica da hérnia de disco.
As hérnias discais são mais comuns nas regiões lombar e cervical, pois essas áreas estão mais expostas ao movimento constante e suportam a maior parte da carga do corpo. Por isso, cuidar da saúde da coluna é essencial para prevenir essa condição dolorosa e melhorar a qualidade de vida!
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
-
Dor na coluna;
-
Dor irradiada para a perna ou braço;
-
Formigamento nos pés ou mãos;
-
Perda de força nas pernas ou braços;
-
Cãibras noturnas;
-
Dor ciática.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
-
Movimentos repetitivos;
-
Postura incorreta.
-
Fatores hereditários;
-
Envelhecimento (ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso);